Vamos vislumbrar o perfil dos vencedores no texto de 1Cr 5:10; 18-22.
Isso aconteceu por volta do ano 1065a.C.
As tribos de Rubem, Gade e Manassés, precisavam conquistar a terra.
Sendo assim, estas tribos se encheram de coragem e enfrentaram os hagarenos (ismaelitas descendentes de Agar) para tomar posse da terra prometida.
Eles conquistaram uma vitória memorável.
O que podemos aprender com estes vencedores?
1) VENCEDORES SE PREPARAM
Veja o versículo 18: “As tribos de Rúben e Gade e a metade da tribo de Manassés tinham juntas 44.760 homens de combate, capazes de empunhar escudo e espada, de usar o arco e treinados para a guerra."
???Estes homens não foram para a guerra de qualquer jeito; antes, eles se preparam. Estamos falando de homens "capazes" e "treinados para a guerra".
Quer ser um vencedor? Se prepare, treine muito, seja bom no que faz.
2) VENCEDORES AGEM
No versículo 19 lemos que eles não ficaram de braços cruzados esperando o cumprimento da promessa. Antes,
???"Eles entraram em guerra contra os hagarenos"
3) VENCEDORES ORAM E CONFIAM
O versículo 20 nos ensina sobre a importânciada da oração e da confiança em Deus, para que se possa ter uma vida vitoriosa.
???"Durante a batalha clamaram a Deus, que os ajudou, entregando os hagarenos e todos os seus aliados nas suas mãos. Deus os atendeu, porque confiaram nele."
4) VENCEDORES LUTAM AS BATALHAS DE DEUS
Eis o detalhe crucial: "a batalha era de Deus" (v.22).
???Ou seja, ser vencedor não é como os arautos da autoajuda dizem, que você pode sonhar o que quiser, lutar por isso, e com certeza vai dar tudo certo. Deus não é obrigado a atender todos os nossos desejos e caprichos. Deus está comprometido exclusivamente com a Sua vontade.
PARA CONCLUIR
Será que vai valer a pena preparar-se, agir, orar, confiar, e obedecer?
O verso 21 nos dá a resposta:
“Tomaram dos hagarenos o rebanho de 50.000 camelos, 250.000 ovelhas e 2.000 jumentos. Também fizeram 100.000 prisioneiros.”
Sim, vai valer a pena agir como agem os vencedores à luz da Bíblia, travando as batalhas de Deus, cumprindo a Sua soberana e perfeita vontade.
FONTE: www.linktree.com.br/new/edercarvalho